Agência France-Presse
postado em 18/09/2015 11:04
O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, estará na segunda e terça-feira na Ucrânia, pela primeira vez, segundo um comunicado publicado nesta sexta-feira (18/9) em Bruxelas.Stoltenberg se reunirá com o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, durante sua estadia na Ucrânia, onde 7 mil pessoas perderam a vida nos combates desde abril de 2014. "O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, viajará a Lviv e Kiev na segunda-feira, 21, e na terça, 22 de setembro de 2015", afirma o comunicado.
Por outro lado, Stoltenberg também se reunirá com o primeiro-ministro, Arseni Yatseniuk, e com o porta-voz do Parlamento ucraniano. Além disso, participará de uma reunião do Conselho de Segurança e de Defesa ucraniano e inaugurará um exercício civil de emergência internacional entre a Ucrânia e a aliança atlântica.
A Otan criticou duramente a anexação da Crimeia por parte da Rússia e reforçou a presença de suas tropas e equipamentos nos países bálticos diante do temor de um avanço de Moscou. A Rússia nega qualquer vínculo direto com o conflito ucraniano que afundou as relações entre os países ocidentais e a Rússia a níveis que lembram a Guerra Fria.