Mundo

Boca de urna aponta pequena vantagem para Tsipras na Grécia

As pesquisas mostram uma abstenção por volta de 40%, acima do registrado nas legislativas de janeiro, quando o índice foi de 36,38%

Agência France-Presse
postado em 20/09/2015 13:58
As pesquisas mostram uma abstenção por volta de 40%, acima do registrado nas legislativas de janeiro, quando o índice foi de 36,38%
Atenas, Grécia -
O partido de esquerda Syriza, liderado pelo ex-primeiro-ministro Alexis Tsipras, superava por pequena margem o conservador Nova Democracia nas eleições legislativas gregas deste domingo, segundo pesquisas de boca de urna divulgadas após o fechamento dos centros de votação.

As três pesquisas apontam o Syriza com uma faixa de 30% a 34% dos votos, enquanto o Nova Democracia, liderado por Evangelos Meimarakis, aparece com entre 28% e 32,5%, o que significa que nenhum partida conquistará a maioria absoluta.

As pesquisas mostram uma abstenção por volta de 40%, acima do registrado nas legislativas de janeiro, quando o índice foi de 36,38%.

O terceiro lugar é disputado pelo neonazista Amanhecer Dourado, com entre 6% e 8%, pelo PASOK socialista (4,6%/7,6%) e pelo comunistas do KKE, com entre 5,4% e 7,4%.

Depois aparece o centrista To Potami, disposto a entrar em uma coalizão de governo, com entre 3,5% e 5,5%.

O partido de direita Gregos Independentes, parceiro de Tsipras durante seu governo de sete meses e disposto a prosseguir com a aliança com o Syriza, continuaria no Parlamento, com entre 3% e 5%.

O Unidade Popular, uma cisão do Syriza contrário ao novo plano de resgate e favorável ao retorno do dracma, tem de 2,5% a 3,5% nas pesquisas, o que deixa em dúvida sua presença na Câmara, que exige uma votação mínima de 3%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação