Mundo

Kirchnerismo vence eleição crucial antes da campanha presidencial

O governista Domingo Peppo, sucessor do governador e ex-chefe de gabinete Jorge Capitanich, venceu com 52,9% dos votos

Agência France-Presse
postado em 21/09/2015 07:14
Buenos Aires, Argentina - A Frente para a Vitória (FpV) da presidente argentina Cristina Kirchner triunfou no domingo (20/9) na eleição para governador e prefeito de Chaco, uma das províncias mais pobres do norte do país, que organizou as últimas eleições no país antes das presidenciais de 25 de outubro.

O governista Domingo Peppo, sucessor do governador e ex-chefe de gabinete Jorge Capitanich, venceu com 52,9% dos votos, enquanto a opositora Aída Ayala, da Frente Vamos Chaco, aliança dos partidos UCR, PRO, Frente Renovador e Progressistas, obteve 44% dos votos.



A eleição de Chaco aconteceu em um clima tenso, depois que a justiça anulou as eleições de 23 de agosto na província vizinha de Tucumán. O governo apresentou um recurso contra a medida.

A votação em Chaco aconteceu um dia antes do início formal da campanha presidencial. No final do segundo mandato, Kirchner não pode disputar uma nova reeleição e entregará o poder em 10 de dezembro.

O principal candidato à presidência da oposição, o prefeito conservador da capital argentina, Mauricio Macri, buscava em Chaco um trunfo ante o favorito e candidato do partido de Kirchner, Daniel Scioli, governador da província de Buenos Aires, que reúne quase 40% do eleitorado do país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação