Agência France-Presse
postado em 21/09/2015 07:14
Buenos Aires, Argentina - A Frente para a Vitória (FpV) da presidente argentina Cristina Kirchner triunfou no domingo (20/9) na eleição para governador e prefeito de Chaco, uma das províncias mais pobres do norte do país, que organizou as últimas eleições no país antes das presidenciais de 25 de outubro.O governista Domingo Peppo, sucessor do governador e ex-chefe de gabinete Jorge Capitanich, venceu com 52,9% dos votos, enquanto a opositora Aída Ayala, da Frente Vamos Chaco, aliança dos partidos UCR, PRO, Frente Renovador e Progressistas, obteve 44% dos votos.
A eleição de Chaco aconteceu em um clima tenso, depois que a justiça anulou as eleições de 23 de agosto na província vizinha de Tucumán. O governo apresentou um recurso contra a medida.
A votação em Chaco aconteceu um dia antes do início formal da campanha presidencial. No final do segundo mandato, Kirchner não pode disputar uma nova reeleição e entregará o poder em 10 de dezembro.
O principal candidato à presidência da oposição, o prefeito conservador da capital argentina, Mauricio Macri, buscava em Chaco um trunfo ante o favorito e candidato do partido de Kirchner, Daniel Scioli, governador da província de Buenos Aires, que reúne quase 40% do eleitorado do país.