Agência France-Presse
postado em 21/09/2015 11:22
Miami, Estados Unidos - A tempestade tropical Ida ganha força no meio do Atlântico e deve se tornar um furacão, embora afastada da costa, informaram nesta segunda-feira (21/9) meteorologistas americanos. O centro de Ida se encontrava 1.670 a leste das Antilhas Menores do Caribe, com ventos de 85 km por hora, informou às 9h GMT (6h de Brasília) o Centro Nacional de Furacões (NHC) localizado em Miami, Flórida (sudeste dos Estados Unidos).A tempestade, que avança lentamente ao norte a 13 km por hora, pode ganhar força nos próximos dias e alcançar a categoria de furacão no fim da semana, embora distante de zonas povoadas. Ida é a nona tempestade da temporada de furacões do Atlântico, que começou em junho e termina em novembro.
Até agora, duas tempestades alcançaram a categoria de furacão, e a mais destrutiva foi a tempestade tropical Erika, que deixou em agosto trinta mortos e muitos danos materiais na pequena ilha caribenha de Dominica. A temporada de furacões tem seu pico de maior atividade em setembro.
A Agência Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) havia previsto que a atual temporada seria menos ativa que o habitual, com um máximo de quatro furacões, sobretudo pelo fenômeno do El Niño que inibe a formação de tempestades.