Mundo

Rohani considera o Irã a maior força contra o terrorismo no Oriente Médio

O Irã é o principal apoio regional da Síria, país ao qual fornece ajuda financeira e militar

Agência France-Presse
postado em 22/09/2015 08:58
Teerã, Irã - O exército iraniano é "a principal força contra o terrorismo" no Oriente Médio, afirmou nesta terça-feira o presidente do país, Hassan Rohani, por ocasião do 35; aniversário do início da guerra Irã-Iraque (1980-1988). "Afirmamos ao mundo que a principal força contra o terrorismo são as Forças Armadas iranianas (...), as únicas capazes de destruir os terroristas", declarou Rohani em um discurso exibido ao vivo pela televisão estatal, antes de um grande desfile militar.

[SAIBAMAIS]"No Iraque e na Síria, decidimos ajudar os exércitos a lutar contra o terrorismo, a pedido dos governos", declarou Rohani. "Se os terroristas alcançarem os outros países da região, a única esperança pode ser o exército, a Guarda Revolucionária (tropas de elite) e o Basij (milícia armada) iranianos", completou o presidente.

"Que estes países não acreditem que as grandes potências os defenderão", afirmou. O Irã xiita é o principal apoio regional da Síria, país ao qual fornece uma importante ajuda financeira e militar. Teerã também fornece ajuda militar ao governo do Iraque e aos curdos iraquianos na luta contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI).



Vários países sunitas da região, incluindo Arábia Saudita e Turquia, criticaram em várias oportunidades o apoio de Teerã ao regime do presidente sírio Bashar al-Assad.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação