Mundo

França apreende dois líderes da organização separatista basca ETA

A operação ocorreu no País Basco francês, na localidade de Saint-Etienne-de-Baigorry na fronteira com a Espanha

Agência France-Presse
postado em 22/09/2015 10:31
Madri, Espanha - O ministro do Interior espanhol, Jorge Fernández Díaz, afirmou nesta terça-feira (22/9) que a detenção de David Pla e Iratxe Sorzabal na França, "máximos dirigentes" do ETA, "culmina a decapitação absoluta" da organização separatista basca. "O ETA é um cadáver para o qual falta expedir a certidão de óbito", disse o ministro ao chegar a uma reunião em Bruxelas. "Atrevo-me a dizer que é a certidão de óbito do ETA", acrescentou.

[SAIBAMAIS]A operação realizada no País Basco francês, na localidade de Saint-Etienne-de-Baigorry na fronteira com a Espanha, "significa a detenção da cúpula política do ETA", acrescentou. A organização separatista basca "ficou praticamente desmantelada, decapitada", afirmou, ressaltando que quatro pessoas foram detidas, entre elas David Pla e Iratxe Sorzabal, "os dois terroristas mais procurados neste momento".

O ministro, que classificou a operação como "importantíssima dentro do que resta do ETA", acrescentou que as detenções "demonstram que o governo não negociou, nem pensa em negociar com o ETA". Fernández Díaz afirmou que o ETA ficou "praticamente desmantelado, decapitado".

"O aparato militar já ficou extinto, o aparato técnico logístico também e agora restava apenas um aparato técnico logístico encarregado das custódias dos zulos (esconderijos) às ordens destas pessoas detidas", disse. "O ETA quer se perpetuar como um ator político, mas com a operação de hoje isso é ainda mais difícil. Não vão expedir um certificado de dissolução se não houver negociação. E isso não vai acontecer".



"O ETA é uma organização terrorista derrotada", concluiu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação