Mundo

Guarda Costeira dos Estados Unidos devolve 121 balseiros a Cuba

Segundo as leis americanas, os cubanos que tocam terra americana podem ficar no país e recebem benefícios trabalhistas, mas se são interceptados no mar, são devolvidos a Cuba

Agência France-Presse
postado em 22/09/2015 17:15
A Guarda Costeira dos Estados Unidos repatriou na última semana 121 cubanos que foram resgatados de precárias balsas nas quais tentavam chegar à costa americana, informou a entidade nesta terça-feira (22/9).

[SAIBAMAIS]Os imigrantes cubanos foram resgatados em nove operações separadas quando navegavam em rústicas embarcações pelo Estreito da Flórida, os 150 km de mar perigoso que separam Cuba do estado americano da Flórida (sudeste), afirmou em um comunicado a Guarda Costeira.

Os balseiros foram levados pela Guarda Costeira à Baía de Cabañas, Cuba. Segundo as leis americanas, os cubanos que tocam terra americana podem ficar no país e recebem benefícios trabalhistas, mas se são interceptados no mar, são devolvidos a Cuba.

O temor de que esses benefícios migratórios acabem depois de que Cuba e Estados Unidos iniciaram o processo de aproximação após meio século de inimizade - com o restabelecimento de relações bilaterais em julho - provocou um aumento do fluxo de balseiros cubanos.



"Apesar dos passos recentes para normalizar os laços com Cuba, as operações e os objetivos da Guarda Costeira se mantém sem mudanças", declarou o capitão Mark Fedor da entidade.

"Nossas políticas migratórias seguem sendo as mesmas, e continuamos pedindo para aqueles que buscam entrar ilegalmente no país pelo mar não o façam", afirmou Fedor.

Desde outubro passado, 4.084 cubanos chegaram por mar aos Estados Unidos ou tentaram fazê-lo, um número superior ao registrado no ano anterior (3.940), segundo estatísticas da Guarda Costeira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação