Agência France-Presse
postado em 23/09/2015 07:19
Atenas, Grécia - O novo governo da Grécia, liderado por Alexis Tsipras, prestou juramento nesta quarta-feira (23/9) e terá como primeira missão aplicar o plano de reformas acordado com os credores internacionais, em troca de uma ajuda de 86 bilhões de euros.Após as eleições de domingo passado, os ministros tomaram posse na sede da presidência da República, mas em dois grupos. O primeiro grupo prestou juramento sobre a Bíblia, diante de autoridades religiosas ortodoxas, e o segundo, o mais importante, prestou um juramento civil ao presidente da República, Prokopis Pavlopoulos.
Muitos ministros do gabinete anterior estão de volta, em particular o titular da pasta das Finanças, Euclide Tsakalotos, um economista pró-Europa e grande nome por trás do novo programa financeiro. Tsakalotos estará acompanhado por Georges Chuliarakis como vice-ministro das Finanças. Este último foi um dos principais negociadores da Grécia em Bruxelas para alcançar o acordo com UE e o FMI em julho.
O ministério da Defesa será comandado mais uma vez por Panos Kammenos, presidente do Partido dos Gregos Independentes (direita soberanista), que contribui para a coalizão de governo com 10 deputados, somados aos 145 do partido Syriza (esquerda) de Tsipras, o que garante a maioria absoluta no Parlamento.
Em linhas gerais, novo governo é uma cópia quase exata do Executivo anterior que Tsipras liderava até sua renúncia em agosto, quando os nomes mais radicais do Syriza começaram a questionar seus projetos legislativos e políticos.