Mundo

Alunos fazem reféns em universidade do Paraguai para exigir saída do reitor

Pelo menos dois mil universitários se concentraram na frente da reitoria para exigir a renúncia

postado em 23/09/2015 08:07
Estudantes da Universidade Nacional de Assunção (UNA) detiveram, nessa terça-feira (22/9), 37 membros do Conselho Superior e outros 30 funcionários da instituição para exigir a renúncia do reitor, investigado por corrupção. Os conselheiros permaneciam isolados no prédio, nesta terça à noite, cercado pelos estudantes. A Polícia acompanha o desenrolar dos acontecimentos. "Estamos com medo", disse o decano de Engenharia, Isacio Vallejos, um dos conselheiros mantidos como reféns, em conversa com um promotor presente no local - mostravam imagens de televisão.

[SAIBAMAIS]Cerca de 30 funcionários administrativos foram liberados, após passarem quase oito horas retidos pelos estudantes. Pelo menos dois mil universitários se concentraram na frente da reitoria para exigir a renúncia do reitor Froilán Peralta, acusado de corrupção e nepotismo. "Não entra nem sai ninguém até a renúncia de Peralta", ameaçou mais cedo um dos líderes do movimento, o estudante Arturo Cano.

A UNA é a universidade estatal mais antiga do Paraguai, com uma dúzia de faculdades e mais de 54 mil estudantes matriculados. Na sessão do Conselho Superior Universitário desta terça, as autoridades resolveram aceitar um pedido de licença do reitor, mas os estudantes rejeitam essa saída e exigem sua renúncia.

O Conselho convocou uma assembleia universitária para daqui a seis dias, a qual deve aprovar a destituição e convocar eleições. No local, a promotora Blanca Aguero advertiu os estudante de que estavam cometendo algo passível de punição pela Justiça.



Homens do Batalhão de Choque se instalaram nos arredores do campus universitário com a missão de resgatar os reféns.

Segundo o jornal Ultima Hora de Assunção, a secretária de Peralta recebe como professora universitária, e a mãe, uma irmã e uma prima do reitor figuram na folha de pagamento da instituição.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação