Mundo

Catalães perderão nacionalidade espanhola com separação, alerta Madri

Perguntado sobre a questão, o ministro afirmou que "quando uma pessoa sai de um país é óbvio que abandona todos os atributos que lhe dá o pertencimento a este país"

Agência France-Presse
postado em 23/09/2015 09:57
Barcelona, Espanha - O ministro espanhol de Assuntos Exteriores, José Manuel García-Margallo, advertiu nesta quarta-feira (23/9) em Barcelona que os catalães não poderão conservar a nacionalidade espanhola se esta região, que no domingo celebra eleições centradas na independência, se separar da Espanha.

Esta questão crucial domina o debate prévio a estas eleições, que os independentistas querem utilizar como um plebiscito a favor ou contra o início de um processo de secessão nesta rica região norte oriental de 7,5 milhões de habitantes.



Os independentistas afirmam que, em caso de separação, todos os catalães poderão conservar a dupla nacionalidade porque a Constituição espanhola impede a retirada da nacionalidade dos espanhóis de origem. Perguntado sobre a questão, o ministro afirmou que "quando uma pessoa sai de um país é óbvio que abandona todos os atributos que lhe dá o pertencimento a este país".

"Quando as repúblicas ibero-americanas declararam sua independência, perderam a nacionalidade espanhola; quando a Argélia, que era um departamento francês e estava dentro da comunidade econômica europeia, (se tornou independente,) os argelinos perderam a nacionalidade francesa e a cidadania europeia", explicou.

Na realidade, os argelinos nascidos antes da independência, em 1963, puderam conservar a nacionalidade francesa, segundo os acordos assinados entre os dois países consultados pela AFP. E no caso dos habitantes de Cuba após sua independência, em 1898, por exemplo, também havia nuances que incluíam disposições específicas para os nascidos "na Península". "Aspiram a uma república independente de 7,5 milhões de cidadãos, mas todos com a nacionalidade espanhola? É um pouco absurdo", disse o ministro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação