Mundo

Quase 10 mil migrantes entraram na Croácia na sexta-feira

O fluxo começou depois que a Hungria fechou sua fronteira com a Sérvia no início deste mês

Agência France-Presse
postado em 26/09/2015 14:28
Quase 10 mil migrantes entraram na Croácia apenas na sexta-feira, estabelecendo um novo recorde, anunciou neste sábado o ministério croata do Interior.

No total, 65.000 migrantes entraram na Croácia a partir da vizinha Sérvis nos últimos dez dias, segundo o ministério.

O fluxo começou depois que a Hungria fechou sua fronteira com a Sérvia no início deste mês.

"A situação está sob controle, o importante é que o trajeto pela Hungria funcionar e que aceita os migrantes e os transporta para os seus destinos", declarou o ministro do Interior croata, Ranko Ostojic.

O principal ponto de entrada na Croácia, a passagem de fronteira de Sid-Tovarnik, se viu rapidamente saturada e os migrantes têm optado há três dias por dois outros pontos de passagem, Bapska, ao norte de Tovarnik, e Jameina-Strosinci, mais ao sul, nas fronteiras da Croácia, Bósnia e Sérvia.

Em Strosinci 4.000 imigrantes chegaram desde sexta-feira, segundo um jornalista da AFP.

"Os primeiros chegaram às 12h (7h de Brasílias). Três mil chegaram durante a noite em 60 ônibus fretados da Sérvia", indicou um policial local.

Outros ônibus seguiam em direção a vizinha estação de Spacva, onde um trem estava esperando para levá-los até a fronteira com a Hungria.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação