Agência France-Presse
postado em 28/09/2015 14:34
Bogotá, Colômbia - O papa Francisco teve e terá um "papel muito significativo" na busca pela paz na Colômbia, declarou nesta segunda-feira o chefe da delegação do governo colombiano que negocia com a guerrilha das FARC o fim de um conflito de mais de meio século. "O Papa desempenhou um papel muito significativo e igualmente significativo será o papel que terá no futuro", afirmou Humberto de la Calle durante uma coletiva de imprensa em Bogotá.
"Realmente houve uma presença significativa dentro de uma perspectiva espiritual", acrescentou.
Leia mais notícias em Mundo
Como parte das negociações de paz que o governo de Juan Manuel Santos e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) mantém desde novembro de 2012 em Cuba, as partes anunciaram um histórico pacto de justiça na quarta-feira, três dias depois de Francisco, em visita à Cuba, pediu para que não permitissem o fracasso das negociações.
O Papa reconheceu nesta segunda-feira que interveio pessoalmente em favor do compromisso pela paz na Colômbia.
"Estou feliz, sempre quis isso (...). A Santa Sé tentou ajudar como poderia", disse o pontífice argentino, acrescentando que irá continuar com seus esforços.
A Colômbia, país com três quartos da população católica, espera receber "em breve" a visita do Papa, anunciada na quinta-feira pelo cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano.