Mundo

Peru: dois manifestantes mortos em protesto contra mineradora

O ministro do Interior revelou que os manifestantes foram mortos por tiros

Agência France-Presse
postado em 29/09/2015 08:56
Dois manifestantes morreram e várias pessoas ficaram feridas - civis e policiais - durante um protesto nessa segunda-feira (28/9) contra a abertura de uma mina na província de Cotabamba, na região de Apurímac, informaram à Agência France Presse (AFP) uma fonte governamental e um dirigente do protesto.

[SAIBAMAIS]"Lamentavelmente, há dois mortos e estamos tratando de identificá-los", disse à imprensa o presidente Ollanta Humala, acrescentando que o ministério de Minas e Energia busca uma solução para as exigências da população.

Segundo Humala, uma comissão de alto nível viajará à zona do protesto para ouvir a população local. O dirigente da Frente de Defesa do Apurímac, Henry Vásquez, confirmou a morte de dois manifestantes no protesto contra o projeto Las Bambas, propriedade do consórcio chinês MMG, e que ao menos outros 15 ficaram feridos.

O ministro do Interior, José Pérez, revelou ao Canal N que os manifestantes foram mortos por tiros. Segundo Pérez, além dos dois mortos os confrontos deixaram oito policiais feridos - dois gravemente - e 22 pessoas detidas.

Os confrontos começaram na tarde desta segunda-feira, após uma reunião de moradores da região que rejeitam a abertura da mina, que afirmam vai contaminar a água e a produção agrícola.



Las Bambas se encontra entre as províncias de Cotabamba e Grau, na região do Apurímac, e é o maior projeto de mineração do país, do consórcio chinês MMG.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação