Mundo

Espanha: ONU está 'aliviada' por 'fracasso' nacionalista na Catalunha

Para chanceler espanhol o fato de que os nacionalistas não tenham conseguido uma maioria de votos significa o "fracasso" da tentativa de "secessão"

Agência France-Presse
postado em 30/09/2015 08:45
Nova Iorque, Estados Unidos - O chanceler espanhol, José Manuel García-Margallo, disse na terça-feira (29/9) que todos os membros da ONU sentiram-se "aliviados" com o "fracasso do pseudo plebiscito inconstitucional" na Catalunha, em referência às eleições regionais do último domingo (27/9).

[SAIBAMAIS]"Ninguém me disse que não estava alegre que este pseudo plebiscito inconstitucional tenha fracassado. Ninguém é ninguém, de 193" Estados-membros das Nações Unidas, afirmou Margallo à imprensa na Assembleia Geral da ONU.

Para Margallo, o fato de que os nacionalistas não tenham conseguido uma maioria de votos significa o "fracasso" da tentativa de "secessão". "Todos nós experimentamos um enorme alívio", prosseguiu, insistindo nas inúmeras manifestações a favor de uma Espanha "unida". "Obama disse com bastante clareza, o Reino Unido disse com bastante clareza. Os que tinha ao lado, meus amigos suecos, meus amigos suíços, os sul-africanos, os sauditas, os jordanianos", enumerou.

Os partidos independentistas catalães, a transversal coalizão Junts pel Sí (Juntos pelo Sim) e a esquerda anticapitalista Candidatura de Unidade Popular (CUP), obtiveram 72 sobre 135 cadeiras da Câmara regional e, embora não tenham superado 50% dos votos, querem iniciar um processo para se separarem da Espanha em 2017.



Estas eleições foram apresentadas pelo presidente regional, o independentista Artur Mas, como um substituto do referendo que seu executivo pede desde 2012, rejeitado insistentemente pelo governo espanhol de Mariano Rajoy. Sua formação, o Partido Popular, só obteve 11 cadeiras.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação