Mundo

Netanyahu classifica discurso de Abbas na ONU de 'desonesto e provocador'

Agência France-Presse
postado em 30/09/2015 15:29
O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu condenou nesta quarta-feira (30/9) o discurso do chefe da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, ante as Nações Unidas, que classificou de "desonesto" e "provocador". "O discurso de Abu Mazen (Mahmud Abbas) é desonesto, incita à provocação (antiisraelense) e à destruição no Oriente Médio", afirmou o gabinete do premiê em um comunicado.

Em seu discurso ante a Assembleia Geral da ONU, Abbas pediu que Israel pare "com o uso de força bruta, particularmente suas ações contra a mesquita de Al-Aqsa", acusando o Estado hebreu de impedir que os fieis muçulmanos tenham acesso ao templo.



Distúrbios recentes entre a polícia israelense e palestinos nesse local sagrado intensificaram as tensões e levaram Abbas a alertar para o risco de uma terceira intifada. "Ao contrário dos palestinos, Israel protege o status quo no Templo do Monte e está comprometido a continuar fazendo isso", sentenciou Netanyahu, usando o nome judaico do complexo religioso.

Em seu discurso, Abbas também ameaçou não respeitar mais os acordos com Israel se o Estado hebreu não fizer o mesmo, prosseguindo, por exemplo, com sua política de colonização na Cisjordânia. "Não podemos continuar amarrados a estes acordos assinados com Israel e Israel deve assumir plenamente todas as suas responsabilidades de potência ocupante", ressaltou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação