Mundo

Al Gore mobiliza tropas ambientalistas antes da conferência de Paris

Vários especialistas da área participaram da formaçã

Agência France-Presse
postado em 30/09/2015 15:51
O prêmio Nobel da Paz Al Gore mobiliza um exército de ambientalistas do mundo inteiro, encarregado de percorrer o mundo inteiro pregando sobre os riscos do aquecimento global - a poucas semanas da Conferência do Clima de Paris.

O mundo moderno está em franco colapso, o que obriga uma mudança de costumes, garante o ex-vice-presidente dos Estados Unidos, que treinou mais de 5.000 pessoas nos últimos 18 meses.

Em casa sessão, Gore apresenta uma versão atualizada de seu documentário vencedor do Oscar "Uma verdade inconveniente" (2006), lançando mão de vídeos impactantes para mostrar que os combustíveis fósseis, que tanta inovação geraram, estão acarretando no desaparecimento da sociedade contemporânea.

Ar tão quente que derrete pistas de aeroportos, inundações que destroem estradas e pontes, metano que ao explodir causa buracos terríveis na Sibéria ou ar tão contaminado na China que diminui a expectativa de vida: as imagens impressionantes se seguiram em uma apresentação de três horas nesta semana em Miami, Flórida.

Diante de milhares de pessoas de 80 países diferentes que participaram na sessão de formação de três dias, Gore denunciou o "pensamento a curto prazo" dos políticos que negam o aquecimento global. "Não deixem que ninguém diga que vamos de foguete para Marte viver em edifícios selados hermeticamente. Nem mesmo pudemos evacuar a cidade de Nova Orleans quando foi atingida por um furacão", disse.



Na Flórida, onde o aumento do nível do mar ameaçada a água potável, as turísticas praias e a multimilionária infraestrutura, Gore e seus discípulos puderam observar pessoalmente como as marés altas deixavam ruas inundadas e intransitáveis nesta semana.

- Espalhar a voz -

Vários especialistas da área participaram da formação. Eric Rognot, da agência espacial norte-americana, Nasa, alertou que um aumento do nível dos oceanos de 6 a 9 metros é inevitável no futuro. Para 2100 terá feito em pelo menos 2 metros, explicou.

O objetivo do treinamento é dar ferramentas aos jovens para que sejam líderes em suas comunidades e compartilhem a informação em curtas apresentações de cerca de 20 minutos, para alertar sobre o aquecimento global e promover a conservação e as energias renováveis.

Gore aconselhou manter um discurso positivo e não cair no derrotismo, porque "a desesperança paralisa". "Não podemos passar esta mensagem", afirmou.

Dann Diez, fundador de uma organização que promove a energia renovável entre grupos indígenas, viajou das Filipinas para a conferência. Agora, diz, sente-se mais motivado a propagar uma mensagem sobre a redução dos desperdícios e as emissões de dióxido de carbono, um dos principais responsáveis pelo aquecimento global. "A mudança virá de cada indivíduo", disse Diez.

A Conferência do Clima de Paris (COP21), que será realizada no final do ano, busca que a comunidade internacional chegue a um acordo para limitar em 2 graus Celsius o aumento médio da temperatura em relação à era pré-industrial, quando a tendência atual prevê um aumento de entre 4 e 5 graus.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação