Agência France-Presse
postado em 01/10/2015 12:38
Atenas, Grécia - As autoridades gregas evacuaram nesta quinta-feira um acampamento improvisado de migrantes no centro de Atenas e os levaram a instalações abandonadas dos Jogos Olímpicos de 2004, reabertas para abrigá-los.[SAIBAMAIS]Oitocentas pessoas, segundo a polícia, em sua maioria famílias afegãs que há mais de um mês acampavam na praça Victoria, foram levadas de ônibus às instalações olímpicas de Galatsi, no oeste da capital, onde foram realizadas em 2004 as competições de pingue-pongue.
Na semana passada, as autoridades levaram alguns dos migrantes instalados nesta praça a outras instalações olímpicas, como a de hockey, no Jellinikon, ou a de taekwondo no bairro de Falero, ambas na periferia sul de Atenas.
A polícia agiu sob pressão dos vizinhos da zona. Cinquenta deles se manifestaram pera pedir "o fim da ocupação da praça" e "o restabelecimento da qualidade de vida".
"Estamos tentando reduzir a pressão sobre a população local e ao mesmo tempo manter a solidariedade que existiu até agora (...) Não queremos que os migrantes estejam expostos a posições de extrema-direita ou racistas", disse Yannis Mouzalas, ministro adjunto do Interior e competente em temas de imigração, presente na evacuação da praça Victoria nesta quinta-feira.
Todos os dias chegam a Atenas milhares de migrantes procedentes de várias ilhas do mar Egeu, como Lesbos, Leros ou Kos.
A maioria deles compram passagens para ir de trem ou ônibus à fronteira grego-macedônia (norte), e dali prosseguir sua viagem a algum país do norte ou oeste da Europa.