Agência France-Presse
postado em 01/10/2015 20:24
Washington - As autoridades militares de Rússia e Estados Unidos mantiveram nesta quinta-feira conversações sobre como evitar qualquer tipo de incidente entre suas forças aéreas envolvidas na Síria, informou um funcionário do departamento americano de Defesa.O porta-voz do Pentágono Peter Cook disse que os oficiais dos dois países conversaram durante aproximadamente uma hora, por meio de videoconferência, em uma reunião "cordial e profissional".
O diálogo tem por objetivo evitar incidentes entre os aviões das diferentes forças sobre a Síria. Cook não deu detalhes, mas disse que os oficiais discutiram quais frequências internacionais vão utilizar para o caso de piloto em perigo e em que idioma as tripulações vão se comunicar.
"Deixamos muito claro que a prioridade aqui deve ser a segurança das tripulações nas operações aéreas sobre a Síria", disse Cook.
A Rússia lançou na quarta-feira seus primeiros ataques aéreos na Síria, país mergulhado em uma brutal guerra civil que já deixou 250 mil mortos em quatro anos e meio.
Nesta quinta-feira, Moscou realizou novos bombardeios contra inimigos do regime de Bashar al-Assad no noroeste e centro da Síria, reafirmando que combate tanto o Estado Islâmico como os "outros grupos terroristas".
Segundo oficiais americanos, na quarta-feira os russos avisaram apenas uma hora antes que iniciariam os bombardeios, sem especificar quando e onde ocorreriam.