Mundo

Pelo menos 14 mortos em atentados suicidas no nordeste da Nigéria

Três terroristas atacaram próximo ao aeroporto e o quarto diante de uma mesquita

Agência France-Presse
postado em 02/10/2015 07:43
Maiduguri, Nigéria - Pelo menos 14 pessoas morreram e 39 ficaram feridas em ataques de quatro homens-bomba na cidade de Maiduguri, nordeste da Nigéria, segundo fontes militares. "Até o momento confirmamos a morte de 14 pessoas, incluindo os suicidas, e 39 feridos nos ataques de quinta-feira (1;/10)", anunciou o quartel-general do ministério da Defesa em Abuja.

[SAIBAMAIS]"Os detalhes continuam incompletos, mas são suficientes para saber que quatro terroristas suicidas do Boko Haram detonaram seus explosivos de forma simultânea", anunciou o exército. Três terroristas atacaram no mesmo ponto e o quarto diante de uma mesquita.

Moradores e uma fonte policial de Maiduguri, a capital do estado de Borno, afirmaram em um primeiro momento que sete explosões atingiram a área de Ajilari Cross, e que pelo menos dois suicidas eram adolescentes. Ajilari Cross, perto do aeroporto da cidade, foi um dos 10 pontos da cidade alvos de ataques há 10 dias.

Nos últimos meses, os jihadistas do Boko Haram intensificaram os ataques suicidas contra civis no nordeste do país, incluindo Maiduguri, onde pelo menos 117 pessoas morreram em uma onda de atentados no dia 20 de setembro.

O exército da Nigéria reivindicou uma série de vitórias contra o Boko Haram nos últimos meses, o que provocou o temor de represálias.



A violência jihadista provocou a morte de pelo menos 1.260 pessoas na Nigéria desde que Muhamadu Buhari assumiu a presidência em maio, segundo um balanço da Agência France Presse (AFP).

A ofensiva do Boko Haram matou 17.000 pessoas e deixou mais de 2,5 milhões de deslocados desde o início em 2009.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação