Mundo

Quase 168 mil migrantes atravessaram o Mediterrâneo para Europa em setembro

De acordo com o porta-voz do Acnur, Adrian Edwards, o número representa cinco vezes mais que o registrado no mesmo período em 2014, um recorde mensal

Agência France-Presse
postado em 02/10/2015 10:21
De acordo com o porta-voz do Acnur, Adrian Edwards, o número representa cinco vezes mais que o registrado no mesmo período em 2014, um recorde mensal
Genebra, Suíça -
Quase 168.000 migrantes e refugiados cruzaram o Mediterrâneo para chegar à Europa em setembro, um recorde mensal, anunciou nesta sexta-feira o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).

De acordo com o porta-voz do Acnur, Adrian Edwards, o número representa cinco vezes mais que o registrado no mesmo período em 2014, um recorde mensal.

Para a agência da ONU, a grande quantidade de chegadas demonstra que é necessário aplicar o mais rápido possível o programa de distribuição de 120.000 refugiados estabelecido pelos líderes europeus em 24 de setembro.



O Acnur também pede aos países da Europa a criação de verdadeiros centros de recepção e de registro de migrantes, para poder identificar com rapidez as pessoas com direito a receber o estatuto de refugiado.

Este ano, quase 700.000 pessoas tentarão obter refúgio na Europa através do Mediterrâneo. O mesmo número deve se repetir em 2016.

Desde o início do ano, mais de 520.000 migrantes, essencialmente sírios e afegãos, já fizeram o percurso, segundo o Acnur. Quase 3.000 morreram ou são considerados desaparecidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação