Mundo

Vaticano nega apoio do papa a americana contrária a casamento gay

A funcionária de um cartório de um condado de Kentucky se nega a assinar certidões de casamento a casais do mesmo sexo, apesar da determinação de vários tribunais, incluindo a Suprema Corte

Agência France-Presse
postado em 02/10/2015 11:08
Cidade do Vaticano, Santa Sé - O Vaticano afirmou nesta sexta-feira que o breve encontro em Washington entre o papa Francisco e Kim Davis, figura muito polêmica nos Estados Unidos por ser contrária ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, "não deve ser considerado uma forma de apoio a suas posturas".

A funcionária de um cartório de um condado de Kentucky se nega a assinar certidões de casamento a casais do mesmo sexo, apesar da determinação de vários tribunais, incluindo a Suprema Corte.

Davis afirmou esta semana que recebeu um convite para um encontro com Francisco durante a visita do pontífice a Washington. "(Francisco) me abraçou e me disse: ;obrigado por seu valor;", disse.

[SAIBAMAIS]O Vaticano, que não desmentiu o encontro, havia se recusado a comentar a notícia, o que só aconteceu nesta sexta-feira com a publicação de um comunicado, após a grande cobertura na imprensa que o assunto teve nos Estados Unidos.

O "breve" encontro aconteceu na nunciatura de Washington, que havia convidado "dezenas de pessoas", que tiveram a oportunidade de saudar o pontífice.

"O papa não entrou nos detalhes da situação da senhora Davis e seu encontro com ela não deve ser considerado como uma forma de apoio a suas posturas em todos os seus aspectos particulares e complexos", afirmou o Vaticano.

Durante a viagem aos Estados Unidos, o papa Francisco, que é contrário ao casamento gay, denunciou na ONU "a colonização ideológica" que impõe "modelos de vida anormais e irresponsáveis".

Em seu voo de retorno ao Vaticano, o pontífice disse que a objeção de consciência é "um direito", depois de ser questionado sobre as religiosas americanas que se recusam a incluir o aborto na política de previdência social de suas funcionárias.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação