Mundo

Deslizamento de terra na Guatemala deixa nove mortos e 600 desaparecidos

Vários familiares informaram que estão recebendo mensagens de texto de pessoas presas sob as casas

Agência France-Presse
postado em 02/10/2015 19:31

Cidade da Guatemala, Guatemala - Um deslizamento de terra ocorrido na noite de quinta-feira na Guatemala deixou nove mortos e cerca de 600 desaparecidos em um povoado ao leste da capital.

"Oficialmente, podemos confirmar nove mortes", disse em entrevista coletiva Alejandro Maldonado, titular da Coordenação Nacional para a Redução de Desastres (Conred), sobre o deslizamento que atingiu o povoado de El Cambray II, no município de Santa Catarina Pinula, 15 km a leste da Cidade da Guatemala.

Segundo o funcionário, filho do presidente Alejandro Maldonado, o número de vítimas deve aumentar nas próximas horas, já que 125 casas foram atingidas e há cerca de 600 pessoas desaparecidas.

Leia mais notícias em Mundo

Em meio ao trabalho dos socorristas, Josué Coloma, um mecânico de 40 anos, aguardava informações sobre seus dois sobrinhos, de 11 e 14 anos, desaparecidos no deslizamento.

"Neste ponto exato deveriam estar meus sobrinhos. Peço a Deus que estejam bem", declarou Coloma à AFP. No local foram resgatados outros dois parentes do mecânico que estavam com os menores no momento do deslizamento.

Vários familiares informaram que estão recebendo mensagens de texto de pessoas presas sob as casas.

O deslizamento surpreendeu a todos durante a noite nesta zona declarada de alto risco por estar próxima a um morro e a um rio.

"Somos um belo país, mas também somos muito vulneráveis a este tipo de catástrofe", disse o presidente Maldonado, ao anunciar que a comunidade internacional já ofereceu ajuda para socorrer as pessoas atingidas.

Segundo a Conred, já foram resgatadas com vida 34 pessoas e 43 estão em um abrigo do governo.

"É muito difícil o trabalho de resgate devido ao terreno acidentado, praticamente é como uma montanha", disse à AFP Cecilio Chacaj, socorrista dos Bombeiros Municipais Departamentais, momentos antes de resgatar um homem com vida.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação