Mundo

Candidato de Cristina Kirchner pode vencer no 1º turno da eleição

Esta é a segunda pesquisa que dá a vitória a Daniel Scioli já no primeiro turno, embora a maioria dos institutos ainda preveja uma segunda votação

Agência France-Presse
postado em 02/10/2015 20:32
Buenos Aires - Daniel Scioli, o candidato apoiado pela presidente argentina, Cristina Kirchner, e favorito na disputa pela Casa Rosada, aproxima-se de uma vitória no primeiro turno das eleições, em 25 de outubro próximo, revela pesquisa publicada nesta sexta-feira.

De acordo com a lei argentina, Scioli precisa de 45% dos votos, ou mais de 40% com uma distância de dez pontos entre os dois primeiros candidatos. Este último cenário, aponta a consultoria Ricardo Rouvier y Asociados, é que começa a se consolidar.



Segundo a enquete, Scioli tem 41,3% das intenções de voto, seguido do prefeito de Buenos Aires, o conservador Mauricio Macri, com 30,5%.

Em terceiro, aparece o deputado Sergio Massa, ex-chefe de gabinete de Kirchner que passou à oposição de centro direita, com 20,6% dos votos.

A pesquisa foi realizada entre 25 de setembro e 1; de outubro, com 1,2 mil entrevistados em todo o país. A margem de erro é de 2,8% para mais ou para menos.

A evolução das intenções de voto mostra um leve crescimento para Scioli e Massa e uma queda para Macri entre agosto e outubro. "Não há muitas mudanças significativas, e as que acontecem são de pequena proporção", explica Rouvier.

Esta é a segunda pesquisa que dá a vitória a Scioli já no primeiro turno, embora a maioria dos institutos ainda preveja uma segunda votação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação