Mundo

Otan denuncia violações do espaço aéreo turco por aviões russos

A Rússia apoia na guerra civil síria o regime do presidente Bashar al-Assad

Agência France-Presse
postado em 05/10/2015 10:17
Bruxelas, Bélgica - O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, denunciou nesta segunda-feira as "violações inaceitáveis do espaço aéreo turco por aviões de combate russos", após vários incidentes entre aeronaves turcas e russas na fronteira turco-síria.

"As ações da Rússia não contribuem para a segurança e a estabilidade da região", declarou Stoltenberg em um comunicado, no qual anuncia a convocação de uma reunião de urgência dos 28 países da Otan para a noite desta segunda-feira.

Um funcionário americano de alto escalão também demonstrou sua preocupação pelo incidente, ao afirmar que a violação do espaço aéreo turco pela Rússia sobre a fronteira síria provavelmente foi deliberada.

"Não acredito que tenha sido um acidente", disse este funcionário em Madri, sob anonimato, afirmando que "isso só confirma nossa profunda preocupação sobre o que estão fazendo. Segue colocando em xeque sua intenção e gera perguntas sobre um comportamento profissional no ar".

A Rússia apoia na guerra civil síria o regime do presidente Bashar al-Assad.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação