Agência France-Presse
postado em 05/10/2015 13:03
O secretário de Estado americano, John Kerry, advertiu nesta segunda-feira (05/10) que a incursão de um avião russo no espaço aéreo da Turquia, aliada de Washington na Otan, poderia provocar uma séria escalada.
[SAIBAMAIS]"Estamos profundamente preocupados porque este é precisamente o tipo de coisa que se a Turquia tivesse respondido de acordo com seu direito, poderia ter resultado na derrubada" da aeronave, disse o chefe da diplomacia americana em um evento público no Chile.
Kerry anunciou que havia falado com o ministro das Relações Exteriores turco, Feridun Sinirlioglu, e consultado funcionários de alto escalão, para convocar a Rússia a comunicar mais claramente suas operações.
"É precisamente o tipo de coisa contra a qual advertimos", acrescentou, referindo-se às tentativas do Pentágono de instaurar um mecanismo para evitar conflitos com comandantes russos.
"É a razão pela qual iniciamos conversas com a Rússia, para garantir que não irão ocorrer conflitos acidentais", disse Kerry no Congresso chileno.
"Estas conversas são inclusive mais intensas agora e veremos muito em breve se poderemos acalmar a situação", acrescentou.