Mundo

Três atentados com carros-bomba no Iraque deixam ao menos 50 mortos

Os atentados foram em Bagdá e em Basra

Agência France-Presse
postado em 05/10/2015 14:37
Ao menos 50 pessoas morreram nesta segunda-feira (5/10) em três atentados com carros-bomba lançados em Bagdá e em Basra, anunciaram em um balanço atualizado funcionários dos serviços de segurança iraquianos.

Segundo as fontes, ao menos 10 pessoas morreram no atentado em Zubayr, no sudoeste de Basra, enquanto outras 40 faleceram em dois bairros do norte da capital. "Ao menos dez pessoas foram mortas e 24 ficaram feridas", indicou uma autoridades de Basra.

A explosão ocorreu às 17H30 locais (11H30 no horário de Brasília) em um mercado de Zubayr, 10 km ao sudoeste da cidade portuária de Basra. Os atentados a bomba são raros no sul do Iraque, região predominantemente xiita e de difícil acesso para os grupos jihadistas sunitas, os responsáveis por tais ataques em Bagdá e em outras regiões do país.



A autoria do atentado em Basra foi reivindicada pelo grupo jihadista sunita Estado Islâmico (EI). "O exército do califado conseguiu fazer explodir um carro-bomba estacionado em meio a uma concentração de rafidah", relatou o EI em um comunicado publicado nas redes sociais. O EI utiliza o termo rafidah para se referir aos muçulmanos xiitas.

Além disso, dois carros-bomba explodiram em localidades ao norte de Bagdá, alvo frequente dos jihadistas, causando pelo menos 40 mortes.

Uma das explosões ocorreu no mercado de Jalia, a 55 km da capital, matando 35 pessoas e ferindo pelo menos 74 outras pessoas, de acordo com uma fonte da polícia. Em Hoseiniyá, cerca de 20 km ao norte de Bagdá, outro carro-bomba explodiu em uma área movimentada matando 5 pessoas e ferindo 17, disse a polícia

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação