Trípoli, Líbia - O Parlamento líbio reconhecido pela comunidade internacional decidiu prorrogar seu mandato além da data prevista - de 20 de outubro - até a eleição de um novo órgão legislativo, anunciou seu porta-voz, Faraj Buhashem.
"O mandato do Parlamento será prorrogado até a eleição de um novo órgão legislativo, de acordo com a Constituição definitiva do país".
Trata-se de "uma medida preventiva", enquanto se realiza a mediação da ONU em Skhirat, Marrocos, "e evitará um vácuo constitucional", indicou Buhashem.
Este parlamento reconhecido, cuja sede se encontra na Síria, destacou sua vontade de prosseguir com as conversações em Skhirat, mas também seu compromisso em relação ao acordo firmado em julho, que a autoridade legislativa adversária, não reconhecida e com sede em Trípoli, rejeitou firmar.
Quase quatro anos após a queda do regime de Muammar Kadhafi, a Líbia segue atolada no caos, com dois parlamentos e dois governos: o Congresso Geral Nacional (CGN), controlado pela coalizão de milícias Fajr Libya, com sede em Trípoli, e o Parlamento em Tobruk, reconhecido pela comunidade internacional.