Mundo

UE promete intensificar reassentamento de refugiados da Turquia

Algumas medidas mencionadas já eram conhecidas, como a promessa da UE de "mobilizar até um bilhão de euros" em 2015 e 2016 para ajudar a Turquia

Agência France-Presse
postado em 06/10/2015 12:20
A União Europeia (UE) prometeu nesta terça-feira (6/10) intensificar o reassentamento de refugiados provenientes da Turquia, em troca da abertura - com a ajuda financeira da UE - de seis novos centros de solicitantes de asilo em território turco.

O anúncio foi feito após a conclusão de um acordo de princípio entre dirigentes europeus e o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, na segunda-feira em Bruxelas. Cada uma das propostas do acordo ainda precisa ser aprovada por ambas as partes, indicou a Comissão Europeia em um comunicado.

[SAIBAMAIS]Algumas medidas mencionadas já eram conhecidas, como a promessa da UE de "mobilizar até um bilhão de euros" em 2015 e 2016 para ajudar a Turquia a assumir a responsabilidade pelos 2,2 milhões de refugiados sírios e iraquianos presentes em seu território.



Os dirigentes europeus também se comprometem a "apoiar os programas e esquemas de reassentamento existentes nos países membros da UE que permitam aos refugiados presentes na Turquia entrar na União de maneira ordenada". Por sua vez, a Turquia promete "dar prioridade à abertura de seis centros de recepção de refugiados, construídos com um cofinanciamento da UE".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação