Mundo

Após morte do leão Cecil, ao menos 14 elefantes são envenenados no Zimbábue

De acordo com porta-voz do parque, caçadores ilegais mataram os animais

Agência France-Presse
postado em 07/10/2015 08:19
Ao menos 14 elefantes morreram envenenados no Zimbábue nas últimas semanas, indicaram nesta quarta-feira (7/10) as autoridades dos parques nacionais, que suspeitam de caça ilegal em 11 casos.

[SAIBAMAIS]"Onze elefantes morreram após um envenenamento químico no parque nacional de Hwange (oeste do Zimbábue) e na reserva de Deka (próxima ao parque) e os outros três foram envenenados em um aterro sanitário", anunciou a porta-voz dos parques naturais do país, Carol Washaya, em um comunicado.

Cinco elefantes "foram envenenados por caçadores ilegais no parque de Hwange" e outros seis foram encontrados por uma patrulha de rangers, fora do parque, acrescentou.

As presas de alguns animais haviam sido cortadas, provavelmente pelos caçadores ilegais, segundo Carol Washaya. Cinco homens foram detidos.



Os outros três elefantes foram envenenados com cianureto depois de terem consumido resíduos tóxicos em um aterro sanitário da cidade de Kariba (norte), segundo análises realizadas em laboratório.

A caça ilegal é frequente nos parques nacionais do Zimbábue, e tem como alvo principal os elefantes e os rinocerontes. No ano passado mais de 100 elefantes foram envenenados com cianureto para a retirada de suas presas de marfim.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação