Mundo

ONU diz estar animada por decisões de autoridades haitianas sobre eleições

O Haiti sofre com uma instabilidade crônica, enquanto tenta se recuperar dos efeitos do devastador terremoto de 2010

Agência France-Presse
postado em 08/10/2015 15:16
A ONU qualificou nesta quinta-feira (8/10) de "animadores" os passos dados pelas autoridades haitianas para garantir a tranquilidade nas eleições do dia 25 de outubro, apesar dos incidentes que marcaram o primeiro turno da votação.

Trata-se do primeiro processo eleitoral organizado no Haiti desde a chegada ao poder do presidente Michel Martelly, em maio de 2011. "Estamos animados com os preparativos por parte das autoridades haitianas" para essas eleições, declarou na quinta-feira ante o Conselho de Segurança a representante das Nações Unidas no Haiti, Sandra Honoré.

A funcionária da ONU elogiou a reação das autoridades frente aos incidentes e "a sensação de segurança foi mais ampla e estável do que nas eleições anteriores".



O Haiti sofre com uma instabilidade crônica, enquanto tenta se recuperar dos efeitos do devastador terremoto de 2010, que causou a morte de mais de 250 mil pessoas e devastou a infraestrutura do país. O congresso haitiano foi dissolvido no dia 13 de janeiro e as duas câmaras legislativas estão vazias há meses.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação