Mundo

Premiê indiano enfrenta eleições cruciais para consolidar seu partido

A legenda não dispõe da maioria na câmara alta, o que o impediu de aprovar várias reformas econômicas

Agência France-Presse
postado em 12/10/2015 13:54

A legenda não dispõe da maioria na câmara alta, o que o impediu de aprovar várias reformas econômicas

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, passa nesta segunda-feira por uma prova decisiva com o início das eleições do estado de Bihar (leste), o mais pobre do país, que podem ser determinantes para consolidar seu partido no Parlamento. O líder indiano, que prometeu bilhões de dólares para acelerar o desenvolvimento do terceiro estado mais populoso da Índia, no qual vivem cerca de 100 milhões de habitantes, pediu aos eleitores que compareçam às urnas.

"Convoco especialmente meus jovens amigos a votar", escreveu no Twitter. Modi e seu partido nacionalista, o Bharatiya Janata Party (BJP), conseguiram uma vitória que lhes concedeu a maioria absoluta na câmara baixa do Parlamento, nas eleições legislativas de maio de 2014.

Leia mais notícias em Mundo


[SAIBAMAIS]Mas o partido do primeiro-ministro não dispões da maioria na câmara alta (48 de 245 cadeiras), o que o impediu de aprovar várias reformas econômicas, como uma lei para facilitar a compra de terrenos para projetos industriais e seu projeto de impor um IVA em nível nacional.

O BJP espera, portanto, aproveitar estas eleições regionais para se consolidar, já que os membros da câmara alta são eleitos nas eleições de cada estado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação