Havana, Cuba - O chanceler interino de Cuba, Marcelino Medina, teve uma reunião com congressistas americanos em que foi discutida a suspensão do embargo à ilha, informou um comunicado oficial.
"Na segunda-feira, 12 de outubro, Medina encontrou-se com o representante republicano Erik Paulsen, de Minnesota, e o democrata Mark Takano, da Califórnia, e um dia depois recebeu dois representantes do estado de Illinois, a democrata Cheri Bustos e o republicano Rodney Davis", informou o comunicado na madrugada desta quarta-feira.
"Ambas as partes dialogaram em torno do debate no Congresso dos EUA sobre a política desse país em relação a Cuba e a suspensão do bloqueio, e sobre o processo de atualização do modelo econômico de Cuba, a política externa cubana e o estado atual das relações entre os dois países".
A chegada dos congressistas à ilha foi cinco dias depois da visita da secretária de Comércio dos EUA, Penny Pritzker, por dois dias ao país para analisar o alcance e as limitações das flexibilizações ao embargo decretadas pelo presidente Barack Obama.
Depois de decretar as primeiras medidas em janeiro, Obama eliminou no mês passado o teto das remessas familiares, autorizou investimentos conjuntos de americanos com empresas estatais cubanas e os cruzeiros turísticos e os voos comerciais para a ilha. No entanto, deixou o corpo legal do embargo intacto.
O Congresso dos Estados Unidos é o único facultado para desmontar o embargo vigente desde 1962 e codificado em várias leis, entre elas a Helms-Burton, de 1996.