Mundo

Angela Merkel defende Europa "solidária" na crise de refugiados

"Um fechamento (das fronteiras da Europa) é uma ilusão no século XXI", completou a chanceler alema

Agência France-Presse
postado em 15/10/2015 08:49
Berlim, Alemanha - A União Europeia (UE) deve ser "solidária" ante o fluxo de migrantes sem precedentes e rejeitar a ideia de fechar as fronteiras, afirmou a chanceler alemã Angela Merkel antes da reunião de cúpula do bloco em Bruxelas.

Primeira ministra alemã durante pronunciamento sobre crise migratória

[SAIBAMAIS]Diante da crise migratória, "precisamos de uma Europa solidária, qualquer outra opção está fadada ao fracasso", declarou na Câmara dos Deputados em Berlim. "Um fechamento (das fronteiras da Europa) é uma ilusão no século XXI", completou Merkel, alvo de críticas no país por sua política de abertura aos migrantes.

A chanceler afirmou ainda que a UE deve ajudar a Turquia a vigiar melhor suas fronteiras, já que o espaço marítimo entre Turquia e Grécia está atualmente nas "mãos dos traficantes".

Muitos migrantes e refugiados fogem das guerras e da pobreza no Oriente Médio e entram na Europa pela Grécia. Depois seguem com a viagem pelos Bálcãs em direção à Europa ocidental e do norte.



Mais de 710.000 migrantes entraram na UE entre janeiro e setembro, segundo a agência europeia de vigilância das fronteiras Frontex. A Alemanha espera receber até um milhão de migrantes para em todo o ano, um recorde na Europa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação