Mundo

Explosões em mesquita, matam dezenas no nordeste da Nigéria

de acordo com testemunhas os invasores estavam disfarçados de fiéis, quando entraram na mesquita

Agência France-Presse
postado em 15/10/2015 19:28
Maiduguri, Nigéria - Dezenas de pessoas morreram nesta quinta-feira (15/10) à noite em uma mesquita em Maiduguri, no nordeste da Nigéria, depois que várias bombas foram lançadas - disseram testemunhas. "Todos que estavam na mesquita estão mortos. Não há sobreviventes", declarou o comerciante Muhtari Ahmadu.

"Contamos 42 corpos do lado de fora da mesquita", relatou Amadu Marte, um dos milicianos que ajudam as Forças Armadas a lutar contra os jihadistas. Os invasores estavam disfarçados de fiéis, quando entraram na mesquita, disseram testemunhas.



As explosões aconteceram às 18h30 (14h30 em Brasília), quando os fiéis faziam sua prece da noite nessa mesquita em uma periferia oeste de Maiduguri. Este é um importante reduto dos islamitas do Boko Haram. Nos últimos meses, o grupo intensificou seus ataques contra alvos civis, usando suicidas e artefatos explosivos de fabricação caseira.

"A mesquita pode acolher, com folga, cerca de 40 pessoas, mas não sabemos quantas pessoas estavam lá dentro no momento do ataque", completou o miliciano Muhtari Ahmadu.

[SAIBAMAIS] Usman Zakariya, que trabalha em um hospital próximo, afirmou que o ataque "de ódio foi cometido por suicidas". "Na hora da prece da noite, com a noite caindo, a vigilância estava menos rígida ao redor da mesquita", comentou, acrescentando que os agressores escolheram esse momento para passar à ação.

Pelo menos quatro pessoas já haviam sido mortas em três atentados suicidas cometidos quase simultaneamente na terça à noite, em Maiduguri, no bairro de Ajilari Cross. A área foi alvo de ataques similares duas vezes nas últimas semanas. Em 20 de setembro, pelo menos 117 pessoas morreram.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação