Agência France-Presse
postado em 16/10/2015 15:23
Os Estados Unidos vão realizar operações de inteligência e vigilância contra o grupo islamita Boko Haram na Nigéria, indicaram nesta sexta-feira (16/10) à AFP fontes próximas a esta decisão.[SAIBAMAIS]As operações serão realizadas como parte da implantação de mais de 300 militares americanos na África ocidental anunciada recentemente. "Faz parte dos esforços contra o Boko Haram em toda região", disse uma fonte que pediu anonimato. "Trata-se de (tarefas) de inteligência e de vigilância", mas "nada ofensivo", explicou.
O plano não inclui soldados no campo nem combates ofensivos, mas serão as primeiras operações militares americanas contra o Boko Haram na Nigéria.
Este movimento dos Estados Unidos ocorre em um momento em que Boko Haram expande suas operações além de sua base tradicional no norte da Nigéria, depois de ter realizado ataques em Camarões e Chade que causaram dezenas de mortes.
O presidente nigeriano Muhammadu Buhari, que fez da luta contra o Boko Haram uma prioridade desde que chegou ao poder em maio, reuniu-se na quarta-feira com o general americano David Rodriguez, responsável pela África.
Buhari apoia o envio de uma força formada por cinco países da região, cuja implantação estava prevista para o final de julho, mas que ainda não aconteceu.
O Boko Haram, cuja insurgência provocou 17.000 mortes e 2,5 milhões de deslocados desde 2009, é considerado responsável pela morte de 1.300 pessoas desde maio.