Mundo

Banco Mundial: pobreza diminui na África, mas continua alta

Em 1990, 56% da população vivia abaixo do nível de pobreza, definido como uma renda de menos de 1,9 dólar por dia

Agência France-Presse
postado em 16/10/2015 22:13
A pobreza na África subsaariana caiu nos últimos 20 anos, mas continua em níveis altos, segundo um estudo publicado pelo Banco Mundial nesta sexta-feira.

Em 1990, 56% da população vivia abaixo do nível de pobreza, definido como uma renda de menos de 1,9 dólar por dia. Em 2012, cerca de 43% da população tinha esse nível de renda.

O estudo destaca que apesar do crescimento econômico ajudou a avançar as áreas de saúde e educação, o rápido crescimento da população levou a um aumento da extrema pobreza.

Na África, os dados da pobreza mostram a disparidade entre as zonas urbanas e rurais.

No continente, onde entre 60% e 70% das pessoas vivem nas zonas rurais, "a taxa de crescimento da agricultura constitui uma enorme contribuição à redução da pobreza", disse à AFP Majtar Diop, vice-presidente do Banco Mundial para África.

Segundo o estudo, a guerra e a violência continuam sendo os principais obstáculos para reduzir a pobreza.

No Burundi, a proporção de pessoas que vivem abaixo do nível de pobreza subiu para 64% em 2007, após a guerra civil que abalou o país entre 1993 e 2006. O percentual anterior era de 21%.

"Mas há menos conflitos que antes e estão mudando para uma natureza mais local", explicou Diop.

O relatório também destaca que as pessoas que vivem nos

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação