Agência France-Presse
postado em 17/10/2015 17:36
Nações Unidas, Estados Unidos - O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (CSNU) afirmou neste sábado que poderá impor sanções contra aqueles que bloqueiarem um acordo de paz para a Líbia. O enviado da ONU Bernardino Leon apresentou propostas para um governo de coalizão, mas tanto o parlamento reconhecido pela comunidade internacional como a assembleia apoiada pelos islamitas recusaram a iniciativa.
A Líbia tem duas administrações desde agosto de 2014, quando uma aliança que inclui islâmicos invadiu a capital, forçando o governo internacionalmente reconhecido a refugiar-se no leste do país.
Segundo um comunicado do CSNU, "um comitê de sanções da Líbia está preparado para designar aqueles que ameaçam a paz, a estabilidade e a segurança da Líbia ou para minar a conclusão bem sucedida da sua transição política".
O Conselho pediu a "todas as partes líbias que endossem e assinem o acordo político" e que "trabalhem rapidamente no sentido da formação de um governo de reconciliação nacional".