Mundo

Merkel vê avanços da Turquia e promete relançar sua candidatura à UE

Em uma curta visita de algumas horas, Merkel se reuniu com o premiê turco, Ahmed Davutoglu, e o presidente islamita-conservador, Recep Tayyip Erdogan em Istambul

Agência France-Presse
postado em 18/10/2015 19:27
Em uma curta visita de algumas horas, Merkel se reuniu com o premiê turco, Ahmed Davutoglu, e o presidente islamita-conservador, Recep Tayyip Erdogan em Istambul
Istambul -
A chanceler alemã, Angela Merkel, considerou neste domingo ter realizado avanços com a Turquia no que diz respeito à acolhida de migrantes, prometendo relançar a candidatura de Ancara à União Europeia (UE), enquanto diminuía a afluência de refugiados na Eslovênia.

Em uma curta visita de algumas horas, Merkel se reuniu com o premiê turco, Ahmed Davutoglu, e o presidente islamita-conservador, Recep Tayyip Erdogan em Istambul.


[SAIBAMAIS]Estes encontros foram celebrados três dias depois de que uma cúpula da UE adotou "um plano de ação" para levar a Turquia a fazer mais frente à chegada de migrantes que fogem, sobretudo da guerra na Síria, acolhendo-os em seu território.

As duas partes comemoraram os avanços na questão dos migrantes, embora não tenha sido mencionado nenhum acordo definitivo.

A visita ocorreu enquanto Henriette Reker, ferida gravemente no sábado por um homem contrário à chegada de migrantes, era eleita prefeita de Colônia (oeste da Alemanha). Precisamente, Reker era a encarregada de procurar moradia para os migrantes da quarta cidade da Alemanha, com quase um milhão de habitantes.

Após seu encontro com Erdogan em Istambul, Merkel afirmou que a UE e a Turquia poderão dar "maior dinamismo" ao processo de candidatura do país para entrar no bloco europeu, particularmente abrindo as negociações no campo econômico e monetário. As partes também poderão trabalhar para liberalizar o sistema de vistos para os turcos que quiserem viajar ao espaço europeu Schengen, de livre circulação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação