Mundo

Furacão Patricia atinge categoria 4 e ameaça Pacífico mexicano

As autoridades já alertaram a população, começaram a drenar represas e suspenderam as aulas nas escolas

Agência France-Presse
postado em 22/10/2015 18:49

México, México - A costa do Pacífico mexicano está em alerta nesta quinta-feira (22/10) diante do impacto iminente do poderoso furacão Patricia, enquanto as autoridades preparam a população, abrem comportas de represas e suspendem aulas pelo fenômeno.

O furacão Patricia alcançou categoria 4 na escala Saffir Simpson e deve atingir o território amanhã. A escala Saffir Simpson vai até 5.

As autoridades já alertaram a população, começaram a drenar represas e suspenderam as aulas nas escolas.

Segundo o Centro de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês), às 14h (horário de Brasília), Patricia registrava ventos de até 210 km/h, o que faz dele um "furacão extremamente perigoso de categoria 4".

Leia mais notícias em Mundo

Patricia ganhou força em questão de horas e, agora, está 385 km ao sudoeste do porto de Lázaro Cárdenas e 445 km ao sul de Manzanillo, na costa oeste do México, onde fortes chuvas são esperadas.

O furacão se desloca a 28 km/h, mas pode reduzir sua velocidade à medida que se aproximar da costa. Deve atingir o solo no fim da tarde, ou à noite, de sexta, em uma zona costeira do estado de Jalisco.

"Espera-se que Patricia ganhe mais força nas primeiras horas de sexta e que continue sendo um furacão extremamente perigoso quando tocar o solo", acrescentou o NHC.

Nesta quinta, a Secretaria de Governo (Interior) ativou o comitê de emergências para coordenar as ações diante da chegada de Patricia.

Na zona, há "1.782 abrigos com capacidade para 259.000 pessoas, que serão ativados, se for necessário", informou o coordenador nacional de Defesa Civil, Luis Felipe Puente, em entrevista coletiva.

"Aos habitantes de Colima, Jalisco e Nayarit: mantenham-se atentos aos comunicados que a Defesa Civil emitirá de modo permanente", informou o secretário de Governo (Interior), Miguel Angel Osorio Chong, pelo Twitter.

O diretor da Comissão de Água, Roberto de la Parra, comentou que duas represas em Jalisco estão sendo drenadas, devido às fortes chuvas que Patricia deve provocar.

As aulas em Guerrero (sul) foram suspensas hoje e, em Colima, os colégios não abrem a partir desta sexta.

O Serviço Meteorológico do México transmitiu um aviso de "zona de vigilância pelos efeitos do furacão" nos estados de Guerrero (sul), Michoacán, Jalisco, Colima e Nayarit (oeste), na costa do Pacífico e onde estão previstas chuvas intensas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação