Washington, Estados Unidos - O presidente americano, Barack Obama, designou nesta sexta-feira (23/10) o especialista e ex-combatente do Iraque Brett McGurk como seu enviado para coordenar a campanha americana contra o grupo Estado Islâmico, disse a Casa Branca.
Anunciando a saída do general John Allen, que deixa o cargo após um ano marcado por contratempos, mudanças de políticas e aumento do caos regional, Obama descreveu MaGurk como "um dos meus assessores de maior confiança sobre o Iraque".
Allen teve um papel fundamental ao tentar manter unida a coalizão de 65 membros que se comprometeu a reverter as conquistas territoriais do grupo Estado Islâmico.
O bloco passou algumas vezes por dificuldades, com a Casa Branca relutando em aumentar o envolvimento dos Estados Unidos e membros chave da coalizão apresentando objetivos diferentes e variados graus de comprometimento.
A tarefa se tornou ainda mais complexa desde que a Rússia e o Irã intervieram para apoiar o governo sírio e aprofundar os laços com Bagdá.
Obama apresentou a sua "profunda gratidão" a Allen, que passou 38 anos nos Marines, dizendo que ele havia enfrentado "o desafio com enorme capacidade e coragem".
McGurk se tornou recentemente o vice de Allen, concentrando-se principalmente nos esforços para retomar Ramadi junto a líderes tribais sunitas e ao governo iraquiano.
Não está claro se sua nomeação sinaliza uma reavaliação na política, que os críticos dizem que tropeçou nos últimos meses.