Mundo

Ex-companheiro de cela de Mandela se candidata a presidência da Fifa

Tokyo Sexwale fez fortuna nos ramos da mineiração e das telecomunicações e é alvo de uma investigação da comissão de ética da entidade

Agência France-Presse
postado em 24/10/2015 20:10
O sul-africano Tokyo Sexwale, que já dividiu a cela de Nelson Mandela durante a luta contra o Apartheid, entrou na disputa para suceder a Joseph Blatter, presidente demissionário da Fifa.

"Tokyo Sexwale será candidato à presidência da Fifa", confirmou um assessor do sul-africano que preferiu manter o anonimato. O assessor tampouco especificou se Sexwale já entregou à Fifa as cinco cartas de apoio de federações nacionais, necessárias para validar a candidatura.

O anúncio foi feito poucas horas depois de a Federação Sul-Africana (SAFA) ter dado o apoio unânime ao empresário, que fez fortuna no ramo da mineiração e das telecomunicações e já foi até apresentador de reality shows em seu país.

Sexwale também tinha recebido o apoio do ex-craque Franz Beckenbauer, que é alvo de uma investigação da comissão de ética da Fifa, por conta de acusações de corrupção na atribuição da sede da Copa do Mundo de 2006 à Alemanha.

Aos 62 anos, o milionário sul-africano, cujo nome de batismo é Mosima Gabriel Sexwale, é o quinto candidato oficial à presidência da Fifa.

Leia mais notícias em Mundo

[SAIBAMAIS]O principal favorito, o francês Michel Platini, presidente da Uefa, foi suspenso por 90 dias pela comissão de ética - por conta de um pagamento suspeito de 1,8 milhão de euros que recebeu de Blatter - e teve a candidatura congelada, o que deixou a disputa em aberto.

Os outros três candidatos são o príncipe Ali, da Jordânia, que levou Blatter ao segundo turno na última eleição, o francês Jerôme Champagne, que já foi vice-secretário-geral da Fifa, e David Nakhid, ex-capitão da seleção de Trinidade e Tobago.

Blatter foi reeleito pela quarta vez em maio, após Ali desistir do segundo turno. Ele colocou o mandato à disposição quatro dias depois, diante da forte pressão internacional pelo megaescândalo de corrupção que abala o futebol mundial.

O prazo final para oficializar as candidaturas é na próxima segunda-feira. Depois de Tokio Sexwale, espera-se que outro candidato entre na disputa, o xeque Salman ben Ibrahim al Khalifa, do Bahrein, vice-presidente da Fifa.

Zico também anunciou a intenção de se candidatar, mas ainda não conseguiu o apoio necessário das federações nacionais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação