Mundo

Secretário-geral da OEA destaca 'maturidade democrática' da América Latina

A organização acompanha as eleições no continente

Agência France-Presse
postado em 26/10/2015 19:36

Washington, Estados Unidos - O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, destacou nesta segunda-feira a "maturidade democrática" da América Latina, após vários países da região celebrarem eleições no domingo.

"Felicitações #Haiti #Colômbia #Guatemala #Argentina por suas eleições ontem. Maturidade democrática do hemisfério", afirmou Almagro no Twitter.

O secretário-geral enviou pela rede social suas "felicitações" ao presidente eleito da Guatemala, Jimmy Morales, um comediante novato na política de 46 anos, que venceu no segundo turno com 67,44% dos votos.

Leia mais notícias em Mundo

Almagro também cumprimentou o candidato governista argentino, Daniel Scioli, por sua "vitória" no primeiro turno da eleição presidencial, assim como o opositor Mauricio Macri, por "sua passagem ao segundo turno".

Após a apuração de 97,17% das urnas, Scioli obtinha 36,86% dos votos, contra 34,33% para Macri. O segundo turno ocorrerá no dia 22 de novembro, o primeiro da história argentina e que definirá o sucessor da presidente Cristina Kirchner.

Na Colômbia, onde ocorreram eleições regionais e locais, Almagro enviou por Twitter seus "melhores votos para os novos governadores e prefeitos", junto a uma imagem da missão eleitoral da OEA naquele país, liderada pelo ex-presidente guatemalteco Álvaro Colom.

A OEA também enviou missões de observação à Guatemala e Haiti, onde apenas se iniciou a apuração para determinar quem será o presidente haitiano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação