Mundo

Vídeo: aluna sofre agressões brutais ao ser presa em escola norte americana

Ela e outro estudante se recusaram a sair de sala de aula após pedidos do professor

Agência France-Presse
postado em 27/10/2015 08:44

Columbia, EUA - O vídeo de um policial americano dando uma chave de braço em uma aluna negra antes de derrubá-la de sua cadeira e arrastá-la pelo chão da sala de aula onde estava provocou revolta nas redes sociais. O caso ocorre num momento em que a brutalidade policial está em evidência nos Estados Unidos após uma série de incidentes - alguns fatais - envolvendo autoridades policiais e homens ou meninos negros.

[VIDEO1]

O incidente mais recente aconteceu na segunda-feira (26/10) em um escola de ensino médio de Columbia, Carolina do Sul, informou a rede de televisão WIS, que obteve dois vídeos do ocorrido. A hashtag #AssaultAtSpringValleyHigh - em referência ao nome da escola - virou um trending topic no Twitter e os vídeos rapidamente se tornaram virais.

De acordo com o jornal Washignton Post a aluna e um outro jovem foram expulsos de sala pelo professor, pois estavam atrapalhando a turma durante a aula. Entretanto os estudantes se recusaram a sair e a segurança da escola - que é feita por policiais - foi chamada para resolver o problema, porém ninguém esperava essa reação do policial. Os alunos ficaram presos na escola e só puderam sair sob custódia dos pais.

[VIDEO2]

Os vídeos, que aparentemente foram gravados por outros alunos com seus telefones celulares, mostram o policial entrando na sala de aula. Ele conversa brevemente com a menina - que está sentada à mesa - antes de pegá-la pelo pescoço, jogando-a no chão e arrastando a jovem. Ela não parece resistir.



Curtis Wilson, porta-voz do Departamento de Polícia do Condado de Richland, informou em uma coletiva de imprensa que a adolescente recebeu por diversas vezes a ordem de deixar a sala - por razões não informadas - mas se recusou. A imprensa identificou o policial como Ben Fields, um dos dois policiais designados para a escola. Fields foi colocado em licença administrativa enquanto aguarda uma investigação interna, segundo a NBC News.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação