Washington, Estados Unidos - Um policial americano branco que prendeu de forma agressiva uma estudante negra em plena sala de aula foi expulso da corporação, indicou seu superior hierárquico.
O agente Ben Fields, cuja ação na segunda-feira foi filmada por outros alunos e provocou indignação em todo o país, "cometeu uma ação que não está em conformidade com a formação (dos policiais) e que não é aceitável", declarou o xerife Leon Lott.
Vários vídeos sobre a agressão ;viralizaram; na internet e causou grande indignação.
Em dois vídeos que circularam na internet, vê-se o policial arrancar violentamente a adolescente da carteira em sala de aula, arrastando-a em seguida pelo chão. A estudante teria-se negado a obedecer o policial, que havia pedido que ela se retirasse da sala.
Na terça-feira, a justiça americana anunciou que abriria uma investigação sobre a atitude polêmica do agente.
"Arrastar alguém por uma sala não está em conformidade com o nível de dor aceitável aplicável e não faz parte das coisas que ensinamos", insistiu o xerife Lott durante uma coletiva de imprensa.
A interpelação ilustrou mais uma vez a brutalidade da polícia nos Estados Unidos, após uma série de casos, por vezes mortais, envolvendo policiais brancos contra homens ou adolescentes negros.