Agência France-Presse
postado em 29/10/2015 14:21
Bagdá, Iraque - As chuvas torrenciais provocaram grandes inundações no Iraque, onde uma menina de três anos foi arrastada por uma enxurrada. São as primeiras chuvas depois de um longo verão seco.De acordo com o porta-voz dos serviços de meteorologia, 54 milímetros de chuva caíram na região de Bagdá nas últimas 24 horas, inundando partes da capital iraquiana, a segunda maior cidade do mundo árabe com mais de oito milhões de habitantes.
Uma menina de três anos morreu depois de ser arrastada pelas águas em um campo de deslocados perto de Tuz Jormatu, cerca de 220 quilômetros ao norte de Bagdá, de acordo com várias autoridades.
Na capital, onde a infraestrutura está em muito mau estado, muitas pessoas não puderam ir ao trabalho, de modo que o governo declarou um dia de folga.
Vários habitantes tentavam esta madrugada tirar a água e lama que invadiram suas casas. "Nossos políticos deveriam sentir vergonha em permitir que todos apodreçam nesta cidade", disse Ahmed, um morador do noroeste de Bagdá indignado.
Em torno da capital, a lama invadiu campos de deslocados, especialmente na província ocidental de Al Anbar.
Em Amriyat al-Fallujah, o temporal destruiu 500 tendas e 1.000 famílias tiveram de ser transferidas para mesquitas e escolas.
"As pessoas estão com medo. Vimos como a lama arrastar nossas tendas", indicou à AFP uma autoridade local, Shaker al;Isawi.
O governador da província, onde as forças iraquianas combatem o grupo jihadista Estado Islâmico, pediu ajuda às autoridades.