Jornal Correio Braziliense

Mundo

Petição online pede transferência de transexual para presídio feminino

O texto afirma que a prisão onde ela está é muito violenta, colocando a detenta em "grave perigo de abuso, violência sexual e até risco de morte"

Londres, Reino Unido - Uma petição online para conseguir a transferência de uma mulher transexual de um presídio onde só há homens arrecadou mais de 100.000 assinaturas até esta quinta-feira (29/10).

Segundo a petição, a detenta Tara Hudson, de 26 anos, condenada a 12 semanas de cárcere após uma briga de bar, viveu toda sua vida adulta como mulher.

O texto também afirma que a prisão de Bristol, onde ela está, é muito violenta - colocando a detenta em "grave perigo de abuso, violência sexual e até risco de morte".


Embora tenha seja reconhecida como mulher pelas autoridades médicas, Tara, que passou por diversas cirurgias nos últimos seis anos, ainda não obteve o reconhecimento oficial da mudança de sexo.

Uma porta-voz da prisão disse que o lugar onde as pessoas são presas é determinado "em função de seu gênero legalmente reconhecido".

Mesmo assim, "em casos como este, os médicos especialistas examinam as circunstâncias, com o intuito de proteger o bem estar emocional da pessoa", afirmou.

"Além disso, há regras rígidas" para garantir a segurança das pessoas transexuais que estão presas, garantiu.

A petição afirma que há entre 20 e 30 transexuais nas prisões britânicas que correm sérios riscos de sofrer abusos.