Mundo

Opositor Macri ganha impulso para segundo turno na Argentina

Horas antes, sua aliança, UNA, que obteve no domingo 21% dos votos, se expressava com ambiguidade com relação à sua posição com vistas ao segundo turno

Agência France-Presse
postado em 29/10/2015 19:46

Buenos Aires, Argentina - A candidatura presidencial do opositor de direita Mauricio Macri ganhou um novo impulso para o segundo turno de 22 de novembro na Argentina, depois que o líder da terceira força política do país, Sergio Massa, descartou apoiar o governista Daniel Scioli.

Macri desfruta, ainda, do efeito da surpreendente enxurrada de votos que conseguiu no domingo e que o deixou apenas dois pontos e meio atrás de Scioli, a quem todos atribuíam uma vantagem de oito pontos e que, apesar de ter sido o mais votado, foi o grande derrotado nas eleições.

"Eu não quero que vença", disse, sem rodeios, o ex-candidato à Presidência Sergio Massa na quarta-feira à noite, em entrevista à televisão, quando consultado se desejava a vitória de Scioli.

Horas antes, sua aliança, UNA, que obteve no domingo 21% dos votos, se expressava com ambiguidade com relação à sua posição com vistas ao segundo turno, ao dizer que apoiaria o candidato que melhor atenda às propostas deste espaço.

Leia mais notícias em Mundo

Seus votos serão cruciais na definição do segundo turno depois que Scioli, como candidato do governista Frente para a Vitória, alcançou no domingo 36,86% dos votos, e Macri, da coalizão Cambiemos (Mudemos), 34,33%, um resultado muito apertado que nenhuma pesquisa antecipou.

"No intervalo que resta até o dia 22, vamos ver os candidatos tentando capturar o que chamam de ;votos de Massa; e os votos não são de Massa, são de cada cidadão", disse nesta quinta-feira, referindo-se a si mesmo em terceira pessoa o deputado e ex-chefe de gabinete de Cristina Kirchner, que saltou à oposição com seu partido, Frente Renovadora (peronismo de centro direita).

Massa, no entanto, insistiu em pedir "uma mudança na Argentina", algo que muitos leram como um aceno à aliança de Macri, nomeada Cambiemos, e que apregoa uma ruptura com o kirchnerismo, no poder há 12 anos.

Reduto-chave

Enquanto a dúvida for a respeito dos votos de Massa, o cientista político Carlos Fara avalia que "o verdadeiro empurrão para a candidatura de Macri está na vitória que obteve na província de Buenos Aires", onde Scioli governa desde 2007.

Nesta província do tamanho da Itália, com quase 16 milhões de habitantes, a candidata de Macri, María Eugenia Vidal, derrotou Aníbal Fernández, chefe de gabinete de Kirchner, dando-lhe um golpe mortal neste reduto do peronismo há quase três décadas.

"Se o kirchnerismo tivesse ganhado ali, teríamos alguma dúvida sobre o cenário que vem. Mas à luz dos fatos não há muita alternativa a que Macri não vença no segundo turno", disse Fara à AFP.

Em sua opinião, o espaço de Massa deu sinais de um apoio a Macri. "A grande maioria de eleitores de Massa defendia a mudança e não a continuidade, não fez mais que sintonizar com seu eleitorado".

O cientista político Gustavo Córdoba avaliou que "no domingo houve um forte chamado de atenção e não tanto mérito de Mauricio Macri. Houve uma subestimação do cenário político de parte da situação", disse.

Assim como Fara, acredita que "em todo caso, o mérito de Macri é ter lançado Vidal em (a província de) Buenos Aires".

Pablo Knopoff, sociólogo e diretor da consultora Isonomia, também atribuiu um peso fundamental a este triunfo, mas adverte que a sorte não está perdida para Scioli.

"Na Argentina nunca é tarde, sempre há algo de imprevisibilidade", advertiu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação