Ramallah, Territórios palestinos - Um bebê palestino de oito meses morreu asfixiado por causa do gás lacrimogêneo usado pelo exército israelense perto da casa de sua família em Belém, na Cisjordânia, informou à AFP o porta-voz do ministério da Saúde palestino.
O pequeno Ramadan Thawabteh morreu asfixiado quando soldados israelenses usaram gás lacrimogêneo contra palestinos que jogavam pedras contra eles, acrescentou o porta-voz.
Há quase um mês, os confrontos quase diários entre jovens palestinos que atiram pedras e soldados israelenses na Cisjordânia ocupada por Israel e na Faixa de Gaza aumentam os temores de uma nova intifada.
Nos postos de controle do exército israelense na Cisjordânia ocupada ou ao longo da fronteira de Gaza, jovens palestinos atiram pedras, coquetéis molotov e pneus em chamas contra soldados que responderam com disparos de bombas de gás lacrimogêneo e balas borracha e tiros reais.
Nesta sexta-feira, os confrontos deixaram dezenas de feridos por armas de fogo, incluindo cinquenta na Faixa de Gaza, onde violentos confrontos tiveram lugar ao longo da cerca de segurança com Israel.
Um palestino também foi atropelado intencionalmente por soldados israelenses.
Desde o início do mês, 66 palestinos (incluindo um árabe israelense) foram mortos em confrontos ou em ataques contra israelenses. O número de mortos entre os israelenses chega a nove.