Mundo

Livro erótico de Chapeuzinho Vermelho chega a escolas do Chile por engano

"La Caperucita se come al lobo" reúne seis contos sobre violência e abuso sexual. Ministério da Educação prometeu recolher os exemplares

postado em 30/10/2015 20:47

La Caperucita se come al lobo (A Chapeuzinho come o lobo) é o nome de um dos livros distruibuídos, por engano, pelo Ministério da Eduação do Chile a 283 escolas do país. A obra nem de longe se parece com a clássica fábula sobre a aventura de uma menina de capuz vermelho e de um lobo mau. A publicação, de 65 páginas, reúne seis contos eróticos da escritora colombiana Pilar Quintana e, agora, circula entre alunos de 12 anos, segundo informações do jornal chileno Las Últimas Noticias.



O conto que intitula a obra, por exemplo, descreve as peripécias do lobo para levar Chapeuzinho Vermelho para a cama, depois de ela o ter rejeitado diversas vezes.

Há cerca de duas semanas, um menino de 12 anos entrou na biblioteca da Escola Rural Crucero, no município de Río Bueno, sul do Chile, e viu o livro. Bastou a leitura das 10 primeiras linhas para o garoto entregá-lo a um professor. O homem contou ao prefeito de Río Bueno, que cobrou atitudes do Ministério da Educação.

O ministério informou que recolherá os exemplares da obra, distribuídos às escolas, por se tratar de uma obra que ;não conta com uma avaliação pedagógica adequada como material curricular para estudantes;.

Surpreendida
Autora do livro, Pilar Quintana enviou uma nota ao jornal chileno. A Editora Cuneta, responsável pela obra, reproduziu o texto no Facebook. Nele, a colombiana conta ter se surpreendido que o livro tenha chegado a crianças de 12 anos e reforçou que não se trata de literatura infantil. ;É um livro de contos que falam sobre o desejo, os cuidados, a violência e o abuso;, acrescenta. ;Há um conto intitulado Violação, onde um homem abusa sexualmente de sua enteada", descreve.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação