Agência France-Presse
postado em 02/11/2015 10:03
A China e a França concordaram em trabalhar para "alcançar um acordo ambicioso e juridicamente vinculativo" na conferência de Paris sobre as mudanças climáticas.Este acordo deve ser acompanhado de mecanismos de monitoramento dos compromissos esperados, de acordo com uma declaração conjunta dos presidentes chinês e francês, Xi Jinping e François Hollande.
Leia mais notícias em Mundo
Estes compromissos serão alvos de uma "revisão completa a cada cinco anos", indica a declaração emitida pelos dois presidentes, que ressaltaram a sua "determinação de trabalhar juntos" para o sucesso da conferência.
A um mês antes da abertura da conferência, que deve reunir cerca de 193 países, Pequim e Paris se pronunciaram a favor de que um acordo seja "juridicamente vinculativo" e "reflita o princípio de responsabilidades comuns, mas diferenciadas" para limitar o aumento da temperatura global abaixo de 2;C.
Pequim e Paris declararam que são "favoráveis a uma revisão completa a cada cinco anos sobre os progressos", e ressaltaram a necessidade de um "sistema de transparência melhorado para reforçar a confiança mútua".
O presidente chinês considerou que esta declaração conjunta, que engloba 21 pontos, mostra "o compromisso comum de fazer com que a conferência de Paris seja um sucesso".
O presidente Hollande estimou, por sua vez, que significava "um grande passo" para um acordo na COP21.